Endereços eletrônicos relacionados ao Saci
e à cultura caipira:

www.turmadosaci.com
Criado pelo designer Ronaldo J. dos Santos, este website propõe-se como conclusão do curso de Pós-graduação em Design da Faculdade de Comunicação e Artes do SENAC, ano de 2004. O projeto consiste em um website educativo sobre mitos e lendas do folclore nacional. Os personagens são desenhados como se fossem personagens de histórias em quadrinhos. Direcionado a crianças de 7 a 10 anos, o website mostra a origem dos principais mitos folclóricos do Brasil, tem jogos e atividades, informação sobre a fauna e flora brasileiras, envio de cartões virtuais, entre outros.

www.lobato.com.br
Síítio pertencente à Monteiro Lobato Licenciamentos, mantido e orientado pela família do escritor.

www.ancsaci.com.br
Sítio da Associação Nacional dos Criadores de Saci. Em Botucatu, sede da Ancs, já foram realizados três festivais anuais do Saci.

wqsaci.vilabol.uol.com.br/WeQtSACI/Index.htm
Um trabalho sobre cultura popular, dirigido a estudantes e que pode ser
enriquecido por qualquer pessoa. Elaborado por Ana Maria Martins de
Souza.

criadoresdesacis.blig.ig.com.br
Blog da "Saciação" de Amigos e Criadores Interioranos de Sacis – SACIS, de São José do Rio Preto. O grupo é formado por jornalistas, médicos, psicólogos, músicos, escritores e artistas, entre outros.

www.confraria.art.br
A Confraria é uma produtora de curta-metragens e se propõe documentar a tradição oral do interior de São Paulo, com seus mitos e lendas, por meio do registro das práticas sociais e entrevistas com a população (em construção).

www.ailhadoceu.com.br
Site de Educação Ambiental, com ilustrações, quadrinhos e animação. Desenvolvido a partir de princípios definidos pelo cineasta e ambientalista Céu D'Elli.
Seres assombrosos: http://www.ailhadoceu.com.br/yandu1.html
Imagens e causo de Saci: http://www.ailhadoceu.com.br/saci/saci.html

http://www.tempodebrincar.com.br/
A Cia Tempo de Brincar nasceu com a união da atriz Elaine Buzato ao Músico e Compositor Valter Silva.
Com um trabalho de pesquisa e criação a partir da Cultura Popular Brasileira em suas diversas manifestações como a música, o teatro, os contos, lendas e mitos, as festas e crenças, a Cia Tempo de Brincar criou os espetáculos Tempo de Brincar, Cantigas de Amor para um Coração e Histórias Folias e Cantigas de Natal, todos destinados não só ao público infantil, mas a crianças de todas as idades.

http://www.vilaesperanca.org/?cat=1 /

http://www.myspace.com/quartetoperere

http://www.myspace.com/grupoperere

http://www.eosaciurbano.wordpress.com/

http://www.flickr.com/thiagovazart

Síntese do trabalho do artista Thiago Vaz

Thiago Vaz é: grafiteiro, Ilustrador, educador, comunicador e produtor cultural. Trabalha com artes visuais desde 97, hoje é formado em comunicação social pela Faculdade Editora Nacional (FAENAC).

Em ilustração e comunicação, o artista Thiago Vaz atua como colaborador da editora: Momento Editorial. Que publica as revistas: A Rede (tecnologia para a inclusão social) e Wireless mundi (a revista da mobilidade social).

Na educação, Vaz trabalha como instrutor de artes na Instituição Lar Espirita Bezerra de Menezes (LEBEM), que realiza oficinas lúdicas que complementam a educação das crianças e adolescentes nos bairros pobres das periferias dos municípios de Mauá e Ribeirão Pires.

Na Cultura, Vaz colabora com a Respeitada ONG Ação Educativa, atuando no Núcleo de Grafite do centro de juventude, cultura e mobilização social da ONG. Todo dia 27 de março o núcleo de grafite, organiza o mais importante evento de grafite no qual se comemora o dia nacional do Grafite, sempre em Homenagem ao dia da morte do pioneiro dessa arte no Brasil, o artista Alex Valauri.

Hoje, o tema central de seu trabalho é o folclore popular brasileiro ou o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural-nacional. Que vão desde intervenções com personagens tais como o saci-urbano até os grafites com referências da arte indígena, indicando sempre o povo que a faz em sua cultura ancestral. Para tal efeito o artista fez recentemente na Amazônia, uma pesquisa sobre esta arte para ilustrar a matéria “Floresta digital”, que será publicada em Wirelles Mundi (a revista da mobilidade digital).


Dia do Saci | Só falta você | Fique Saci | Ói nóis aqui | Eu vi um | Saci&Cia | Galeria do Saci

 
Balaio do Saci  |  Histórias  |  Aparições  |  Principal